Como já vem sido apanágio, Cagido foi mimoseado no fim de semana de 23 e 24 de fevereiro, com a presença de 58 escuteiros e 2 voluntárias, oriundos do CNE de Valadares, CNE de Oliveira do Douro, CNE do Seixal e do Porto (2 voluntárias).
Nunca é demais referir, que a presença destes jovens só tem sido possível com a articulação e colaboração direta dos Escuteiros de Santa Comba Dão, Câmara Municipal de Santa Comba Dão, a União de Freguesias de Óvoa e Vimieiro, e claro, a nossa associação UCDCagido que sempre se tem pautado pelo apoio direto e incondicional ao povo do seu concelho.
No sábado, os trabalhos de remoção de escombros foram da responsabilidade dos Escuteiros do Seixal.
Os Escuteiros de Valadares e Oliveira do Douro, trouxeram uma nova missão a Cagido, a replantação de 50 espécies arbóreas, tais como, carvalhos, medronheiros entre outras, tendo sido plantadas no “Mocho” junto ao campo de futebol, e outras na associação. Da parte da tarde apoiaram a logística do evento que se realizaria mais tarde.
Á noite, e patrocinado pela UCDCagido, realizou-se um jantar convívio com a população, e muitos dos voluntários que têm apoiado a causa do apoio às vitimas dos incêndios ao longo destes meses.
Este jantar volante, realizado dentro do pavilhão, foi composto por porco e javali grelhados acompanhados por arroz de feijão, ao som dos cantares escutistas e karaoke participado pelos mais desinibidos, animando todos os presentes. E como sobremesa, para finalizar o delicioso repasto, os diversos bolos caseiros.
Passando depois para o salão de atividades, tivemos um momento musical delicioso, proporcionado por alguns alunos do Conservatório de Santa Comba Dão, momento realçado pelo Sr. Presidente da Câmara, referindo que estes jovens representam aquilo que de melhor se faz em Santa Comba Dão com o Conservatório de Artes e Musica do Dão (CMAD), de um nível muito elevado, deixando todo o concelho orgulhoso, seguido por um espetáculo com o ilusionista André de Castro da invicta, que proporcionou a todos os presentes, momentos de “uauuuu” e arrepio, tendo a animação terminado com a atuação de 2 jovens escuteiros do Seixal.
Quanto aos discursos, Luis Figueiredo, presidente da UCDCagido, agradeceu a presença dos autarcas ali presentes e de todos os restantes participantes, tendo destacado e agradecido o apoio de diversas empresas e entidades, aos inúmeros voluntários anónimos, aos emigrantes, aos Escuteiros, e de muitas senhoras de Cagido que estiveram presentes diariamente ao longo destes meses, e que aos poucos estão a ajudar o concelho a reerguer-se das cinzas. Agradeceu também os bolos, broa, vinho, javali oferecidos por alguns residentes de Cagido, e a todos quantos deram a sua ajuda para que este convívio fosse um sucesso.
Leonel Gouveia, presidente da Câmara Municipal, começou por agradecer a presença de todos, salientando todas as pessoas e entidades que ficaram amigas do nosso concelho, que desde a primeira hora têm estado connosco, afirmando que é com alguma emoção que vimos que essas pessoas ganharam um carinho especial pela causa de Santa Comba Dão, tendo elas tido um papel muito importante naqueles dias seguintes aos fatídicos incêndios de outubro.
Referiu que uma dessas entidades foram os Escuteiros, que estiveram logo na primeira linha, tendo agradecido à Chefe dos Escuteiros de Santa Comba Dão – Carla Coimbra, e a todos quantos a acompanharam enquanto líder.
Agradeceu igualmente ao Luis Figueiredo, enquanto grande dinamizador desta associação e de todas as ações de voluntariado que estiveram sediadas na UCDCagido, bem como a todas as pessoas que com ele estiveram nesta grande casa, principalmente as pessoas de Cagido, todos unidos pela mesma causa, uma causa de solidariedade, e comungando numa amizade que foi nascendo entre todos nós, esperando que estes momentos de reencontro se repitam no futuro.
Afirmou igualmente que esta associação é digna de estar em qualquer lado do nosso concelho, a qual teve na base da sua construção e na união do povo de Cagido um grande homem que já nos deixou – António Fragoso, afirmando, que todos os Santacombadenses devem fazer todos os possíveis para que esta associação tenha a ocupação que naturalmente merece.
Agradeceu a presença do Sr. Presidente da Assembleia Municipal de S.C.Dão e do Sr. Presidente da União de Freguesias de Óvoa e Vimieiro, sendo este um sinal do reconhecimento que estas autarquias têm relativamente ao trabalho valioso por todas as pessoas que se concentraram na UCDCagido durante estes meses, desejando que nos voltemos a encontrar em Cagido com alguma regularidade.
No domingo, foi dia de ir à missa, tendo participado somente o CNE do Seixal, com as leituras e os cânticos finais.
Uma vez mais a UCDCagido reforça a sua gratidão em nome do povo de Cagido!
23 fevereiro 2018