No dia 5 de Janeiro, teve lugar a sessão de abertura do curso de cozinha, no âmbito da educação e formação de adultos, nas instalações da União Cultural e Desportiva de Cagido, onde irá funcionar o mesmo.
Com 14 formandas dos concelhos de Santa Comba Dão, Mortágua e Tondela, esta formação destina-se a desempregados, maiores de 18 anos, sem qualificação profissional e com habilitação escolar inferior ao 9º ano e com o mínimo do 6º ano de escolaridade, tendo direito a receber uma bolsa de formação mensal.
O curso de educação e formação de adultos irá permitir, ás formandas, uma dupla certificação: Profissional e Escolar, permitindo-lhes ficar com equivalência ao 9º ano de escolaridade e com habilitação profissional em Cozinheira, potenciando assim a possibilidade de virem a ser integrados no mercado de trabalho.
Estiveram presentes o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Santa Comba Dão – Engº João Lourenço, o Presidente da Assembleia de Freguesia de Óvoa – Engº António Ferreira, o Vice-Presidente da UCDC – Engº Ricardo Matos e a Coordenadora do Projecto - Engª Fátima Paiva da Empresa de Formação Promover.
No discurso de boas-vindas aos alunos, João Lourenço, presidente da Câmara Municipal, enalteceu as vantagens deste tipo de formação que permite, para além de uma ocupação diária, a possibilidade de obterem uma formação que os lance no mercado de trabalho e, assim, terem uma perspectiva de futuro.
Ricardo Matos, na sua intervenção, referiu que, apesar de, no arranque desta iniciativa as condições físicas e estruturais não serem as ideais, a UCDC se compromete no mais curto espaço de tempo e com a ajuda dos formandos (através das suas opiniões que devem expressar sempre que acharem necessário), dos formadores (fazendo-nos chegar o “feedback” dessas opiniões em tempo útil) e de todas as entidades que quiserem e/ou puderem dar o seu apoio, melhorar essas mesmas condições. Nesse sentido destacamos o apoio da Câmara Municipal de Santa Comba Dão, na pessoa do seu Presidente, que tal como se tem verificado até aqui, nos apoie dentro das suas possibilidades e capacidades.
Corroborando as palavras do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Santa Comba Dão, o objectivo maior desta iniciativa é a forte possibilidade de empregabilidade das participantes, após a conclusão do curso, melhorando as suas condições de vida e a sua estabilidade familiar. Não menos importante é o facto de, no decorrer deste curso, se proporcionar a estas 14 pessoas uma ocupação efectiva do seu tempo, não esquecendo porém a componente financeira que, será certamente e dentro das limitações impostas pelo próprio programa (POPH), uma ajuda preciosa nos tempos de crise que vivemos.
A principal vantagem que a UCDC retirará desta iniciativa será o ganho da experiência que daqui advirá e que servirá para que no futuro nos possamos candidatar a outros programas, fazendo-o com cada vez mais confiança e conhecimento.
Terminou, agradecendo a participação e a comparência dos presentes, desejando que o curso decorra da melhor forma, indo assim ao encontro das expectativas de todos e relembrando a total disponibilidade das entidades directa (UCDC como promotor e PROMOVER como entidade responsável pela formação) e indirectamente (Câmara Municipal de Santa Comba Dão) envolvidas no absoluto acompanhamento, apoio e colaboração necessários ao decorrer do mesmo, para que este seja, inequivocamente, um sucesso a todos os níveis.