Caminhada ROTA DAS FONTES


No domingo dia 19 de novembro, a União Cultural e Desportiva de Cagido organizou com sucesso a sua primeira caminhada denominada de "Rota das Fontes". Aproximadamente uma centena de entusiastas de diversas origens quiseram dar corda aos sapatos, realizando os 10 quilómetros a calcorrearem caminhos florestais e agrícolas, trilhos de javalis, ruas, apreciando diversas paisagens idílicas e claro as pitorescas fontes de Cagido, Óvoa, Soito, Venda do Sêbo e Lameiras.

Durante a caminhada, os participantes tiveram a oportunidade de visitar as Capelas de Santo Ovídio, Santa Eufémia e Rainha Santa, além do Museu Etnográfico de Óvoa. Na Fonte dos Namorados, a ultima visitada em Cagido, um par de jovens trajados à época dos nossos avós, ofereceram a todos um coração para eternizar o momento.

Apesar da manhã inicialmente nublada, o clima mudou e trazendo um autêntico "Verão de São Martinho" à região.

A caminhada culminou num animado almoço convívio, repleto de deliciosas sobremesas oferecidas pelas meninas e senhoras de Cagido.

Após o almoço, e antes de se dar início ao tradicional magusto, O Engenheiro Campos, figura destacada na comunidade, emocionou os presentes ao declamar um poema de sua autoria, entrelaçando a tradição do São Martinho com a magia do momento.

O convívio encerrou com chave de ouro, ao som envolvente do grupo "Ritmo Kaliente", que animou a todos com um baile memorável.

A União Cultural e Desportiva de Cagido celebrou não apenas a beleza local, mas também a tradição e a alegria comunitária, tornando este evento um marco na comunidade.

Por fim, um agradecimento especial e mais do que merecido ao Tiago Morais, pessoa que abdicou do seu tempo a abrir e melhorar os trilhos pela floresta, criando passagens alternativas, escadas, corrimãos, empedrados, para suavizar a rigidez de partes do percurso. Um agradecimento especial também à União de Freguesias de Óvoa e Vimieiro e aos seus funcionários, que garantiram a limpeza de todas as fontes visitadas e melhoramento de alguns caminhos florestais por onde passou a caminhada. Agradecer também à Câmara Municipal, IPDJ, Padaria Memórias Refinadas, Tesouro Urbano, Frutas Pedro Cruz, Sotarvil, Mordomos das Capelas e a todas as pessoas de Cagido que deram o seu apoio para que esta atividade fosse um verdadeiro sucesso.

Bem Hajam!

Camila Figueiredo – Departamento de Comunicação da UCDCagido. 
22 novembro 2023