Bodas de Prata do Rancho F.E. de Cagido


Rancho Folclórico e Etnográfico de Cagido

Chuva de Prata na comemoração dos seus 25 Anos!

Porque o 25º aniversário é um marco importante…
Porque a celebração da vida é uma forma de manter a união…
Porque o associativismo merece ser comemorado…
E porque a União Cultural e Desportiva de Cagido não é apenas uma associação: é um grupo de amigos cujo brilho do olhar na noite de 22 de Novembro foi a chuva de prata necessária para celebrar as primeiras bodas desta associação!...
O jantar estava marcado, os trajes eram a rigor e adivinhava-se uma noite de festa!
Na subida ao salão o espanto alegre dos convidados: um ambiente de glamour abrilhantado pelas músicas de um cantor convidado que se transformava aquando da mudança de estilo do seu reportório, mesas coloridas com a luminosidade de velas acesas e começou a festa.
Presentes estiveram entidades que são próximas da associação:
Presidente da Câmara Municipal de Santa Comba Dão - Engº Lourenço e o Vice-Presidente Dr. António,
Representante do Governo Civil de Viseu Dr. Leonel Gouveia
Sub.Director Regional do IPJ Dr. Rui Cruz
Delegado do Inatel Sr. Almeida
Presidente da Assembleia de Freguesia de Óvoa – Engº António Ferreira
Presidente da Federação do Folclore Português Sr. Fernando Ferreira
Director do Centro de Emprego de Tondela – Engº Carlos Gomes
Presidentes das Associações: Óvoa, São Joaninho, Arcadas
Presidente do Ranchos de Vale de Açores, São Joaninho e Póvoa dos Mosqueiros,
Padre Nuno Azevedo, entre outros.
A noite fez-se também na magia das palavras que serviram de mote para eternizar o momento: o presidente da Câmara Municipal foi o primeiro a usar da palavra e do seu discurso ressaltou a gratidão pela entrega da actual direcção da União Cultural e Desportiva de Cagido em prol do associativismo. Usou da palavra também o presidente da colectividade Luís Figueiredo, que enfatizou e agradeceu a importância do apoio das entidades presentes, entre as quais destacou o apoio da Câmara Municipal, do IPJ e do Inatel, para que a associação continue o trabalho até agora realizado. Também o representante do Governador Civil aproveitou o momento para dar os parabéns ao Rancho de Cagido e louvar o árduo trabalho desenvolvido, tendo de igual modo o Sub-Director Regional do IPJ proferido algumas palavras, destacando a importância do associativismo no desenvolvimento sócio cultural das comunidades. O Presidente da Federação do Folclore Português no uso da palavra, destacou a importância da representatividade fidedigna do Rancho de Cagido, pois só assim se pode retratar e perpetuar os usos e costumes dos nossos antepassados.
Para terminar usou da palavra o Sr. Delegado do Inatel que afirmou estar bastante satisfeito com o trabalho desenvolvido pela colectividade.
Momento alto das comemorações foi o tradicional cantar de parabéns com o bolo alusivo à data.
A noite continuou, os sorrisos e a animação arrastaram-se até tarde nesta noite em que, a comemoração deu azo a uma chuva de prata porque o brilho do olhar dos associados da União Cultural e Desportiva de Cagido foi o convidado de honra!


22 novembro 2008