HISTORIAL
Nascido no Outono de 1983, numa pequena brincadeira de magusto, com a sua primeira apresentação no dia 23 de Novembro de 1983, a partir daí designado “ Rancho de Cagido “.
Entretanto, a par dos aspectos formais da sua fundação, desde cedo os responsáveis deram mostras do empenho que os animava para realização de um trabalho sério, baseado na pesquisa, recolha e estudo de dados que permitissem avançar de forma tranquila e segura no caminho do autêntico Folclore e Etnografia.
Os seus cantares, as suas danças, os seus trajes, foram então surgindo com naturalidade e riqueza, num reviver de hábitos de tradições que são a sua satisfação e orgulho.
No dia 30 de Junho de 1986, no Cartório Notarial de Santa Comba Dão, foi constituída a Associação do Rancho Folclórico Infantil e Juvenil de Cagido, sob o nº 1649. – D.R. III série.
A 25 de Março de 1998 esta Associação sofre mais uma mudança, mas somente na sua designação, passando a chamar-se Associação do Rancho Folclórico Etnográfico de Cagido. – D.R. III série nº 71, pg.6445.
Em Junho de 2006 esta Associação funde-se com a Associação do Centro Cultural e Desportivo de Cagido, dando origem à actual UNIÃO CULTURAL E DESPORTIVA DE CAGIDO.
O Trabalho já feito é reconhecido e admirado por quem o pode apreciar, e o Rancho começa a ser reconhecido e respeitado pelos Folcloristas Portugueses, ao mesmo tempo que vai recebendo honrosos convites para exibições por este país fora.
Ao longo destes 23 anos, já efectuamos mais de 250 representações desde o Minho ao Algarve, principalmente na representação da Beira Alta em Festivais Nacionais e Internacionais de Folclore, onde destacamos 2 actuações na Expo 98.
Em Julho de 2002 fizemos a estreia Internacional na Corunha –Espanha.
É Sócio efectivo da FEDERAÇÃO DO FOLCLORE PORTUGUÊS, da ASSOCIAÇÃO DO FOLCLORE E ETNOGRAFIA DA REGIÃO DO MONDEGO
Também a Câmara Municipal de Santa Comba Dão e a Junta de Freguesia de Óvoa, têm dado o seu melhor apoio, para que o nosso Rancho continue a representar a Região da Beira Alta.
Dentro dos costumes e tradições, temos levado a efeito em anos diferentes, várias actividades, nomeadamente:
·
Desfolhadas
·
Cantares de Janeiras e Reis
·
Jogos Tradicionais
·
Marchas Populares
·
Carnaval
·
Matança do Porco
·
Magusto
·
Baile de São João à moda antiga com pavilhão
·
Festivais Nacionais e Internacionais de Folclore
·
Festivais de Teatro
O Rancho è composto por elementos com idades compreendidas entre os 2 e os 82 anos de idade.
Fazem parte da tocata do nosso Rancho os seguintes instrumentos:
Acordeão / Concertina, Bandolins, Viola, Cavaquinho, Bombo, Reco-reco e Ferrinhos; por eles perpassa a história vivida das gentes que morre e renasce, se faz e desfaz o sentido das coisas e o seu próprio.
Não menos apreciados são os nossos trajes, danças e cantares regionais.
Vestindo-se, cantando e dançando como faziam na sua região as gentes do passado, o Rancho Folclórico e Etnográfico de Cagido apresenta os seguintes trajes:
CANTARES
·
Pombinha
·
Rata
·
Vizinha do 4º andar
·
Ora toma
·
Ó Elvas
·
Saia Velhinha
Entre muitas outras ...
DANÇAS
·
Vareira
·
A sala dos quatro cantos
·
Chapéu redondinho
·
Fado Mandado
·
Carinhosa
·
Ó Senhor Ladrão
·
Alargai-vos raparigas
·
Não me ponha a mão na saia
·
A bela aurora da serra
·
E mais meia volta
·
Toma lá pinhões
·
Pavão
·
Passe Passe
·
Dobadoira
·
Esta é que são as saias
Entre muitas outras modas todas elas dançadas de roda.